| 265

Natal: celebração da vida de Deus entre nós

Natal é sempre uma festa especial que ninguém esquece. E todos os anos, mesmo que o consumismo queira destruir a beleza do mistério do nascimento de Jesus nunca o conseguirá, tem algo de místico, de profundo que chega a tocar profundamente o nosso coração.
Deus nos visita com seu único filho Jesus,amado desde a eternidade, vem nos visitar, se reveste de nossa carne mortal e se faz presente, fixa a sua morada entre nós e caminha conosco para nos ensinar que é possível superar todo o ódio e maldade, desde que estejamos decididos amar e a deixar-nos amar com um amor novo, que não nasce da criatura mas vem do alto.
É verdade que cada vez mais nos encontramos frente a um natal de bens, de coisas, mas sempre os olhares dos mais atentos se pousam sobre uma pequena criança circundada pelo afeto materno de sua mãe, Maria e de seu pai José, numa pequena gruta pobre e despojada de tudo.
É este o Natal!. Não adianta buscar o Cristo nos shoppings ou nas grandes festas, ele continua a se esconder. É o momento de buscá-lo debaixo dos viadutos, nos lugares mais pobres. Haverá sempre um raio de luz e de lua que vai entrando no coração de todos.
Se você quiser encontrar o mistério do Natal que anda perdido por aí é preciso encontrar caminhos novos, fazer uma “limpeza” de todo o supérfluo e de todas as falsas luzes para voltar ao verdadeiro sentido do nascimento de Jesus.
O natal, Deus-conosco, ao ser acolhido, Ele compartilha conosco a mais pura generosidade, gratuidade e misericórdia. Tudo isso deve ressoar em nossa existência e na vida de nosso próximo!
No hino Adeste Fideles ficamos maravilhados com o mistério que nos será revelado: “Cristãos, vinde todos, com alegres cantos.Oh! Vinde, oh! Vinde até Belém. Vede nascido vosso Rei eterno. Oh! Vinde adoremos o Salvador!”.
Quis ser humano por amor e pela nossa salvação. Deus nasce pobre e desce à Terra para poder nos levar ao céu. É a celebração da vida de Deus entre nós. Natal encarnado no tempo e sempre aberto à eternidade. Natal-presença, mais que natal de presentes. Natal de graça, mais que Natal de compras. Natal-partilha, mais que natal de lucros ou mercadorias. Natal-família, mais que um natal de shoppings. Natal que é sempre mistério.
Filho gerado do Pai antes de todos os séculos nasce para nós e se faz humano no seio da Virgem Maria, vivendo nossa história e revelando o segredo de um Deus que quis ser um de nós para nos levar à plenitude divina.
O Natal é o momento e o lugar concreto para se ver e tocar Deus. Para experimentar Deus. Para falar de Deus e com Deus. No presépio experimentamos a grandeza de Deus e a singeleza de uma criança. No presépio enxergamos o nosso Redentor e vemos nossa verdadeira realidade de filhos.
Não devemos fechar a porta para que Deus se aproxime e nos visite. Deus não está distante de nós, não é desconhecido, enigmático ou perigoso. Deus está pertinho de nós. Os cristãos devem viver o Natal como a Festa da Luz. A luz que é Jesus, o Filho Único de Deus, que desce dos céus para alimentar a esperança na Terra. Deus nos chama a atitudes de compaixão, misericórdia, ternura, partilha e paz. Nos chama a termos esperança e defendermos a vida e toda a vida.
17.12.2020 Prof. Dr. José Pereira da Silva







  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias