| 159

Pelé completa 80 anos de vida

( MOACIR DOS SANTOS) Eu nasci nos anos 50, portanto, quando passei a gostar de futebol, com meus 9, 10 anos, só ouvia falava em um atleta profissional, Pelé, e uma equipe de futebol que encantava o mundo conquistando tudo que disputava. Assim, como muitos da minha geração, passei a torcer pelo Santos FC e admirar aquele que brilhava nos gramado com a camisa 10. Até os adversários o admiravam, como eu não iria admira-lo. Por isso, hoje, data em que Edson Arantes do Nascimento completa 80 anos de idade, resolvi deixar aqui alguns registros.

O imortal soco no ar em comemoração a mais um gol – Assessoria CBF

Nascido na cidade mineira de Três Corações em 23 de outubro de 1940, Pelé completa 80 anos de vida.

Pelé, considerado mundialmente o maior atleta profissional de futebol, teve seu primeiro nome, escolhido pelo seu pai em homenagem ao inventor norte americano, Thomas Alva Edison.

Filho de João Ramos do Nascimento, também conhecido como Dondinho, e Celeste  Desde pequeno, nas brincadeiras com os amigos, ele se prontificava a ser o camisa 1. A cada defesa que fazia, gritava: “Bilé!!!” ou “Segura Bilé!!!”, em referência ao goleiro titular do Vasco de São Lourenço-MG, time que seu pai defendia antes de ser contratado pelo Bauru Atlético Clube.

“Nós não entendíamos nada quando ele defendia uma bola e falava isso. Ninguém sabia quem era esse goleiro. Então, com essa de Bilé para cá e para lá, começamos a chamá-lo de Pelé. Ele não gostou, e foi aí que o apelido pegou mesmo” – é o que conta Raul Marçal da Silva, melhor amigo na infância do Rei do Futebol.

Antes de ser chamado de Pelé, Edson, teve outro apelido. Seus pais o chamavam de Dico.

VOCÊ SABIA QUE:

Com 16 anos incompleto, Pelé passou a jogar no Santos FC. No ano seguinte, já chamava a atenção por se tornar  o mais jovem artilheiro do Campeonato Paulista.

Após chegar no Santos FC, não demorou mais que dez meses, ainda com 17 anos, Pelé já estava debutando no cenário internacional, deu show na sua primeira Copa do Mundo na Suécia. Na ocasião, marcou seis vezes em quatro partidas.

Durante toda a sua carreira como atleta profissional, Pelé passou a acumular números surpreendentes. Participou de 1.376 jogos, sendo 1.116 defendendo o Santos FC.

Assinalou 1.282 gols. O inesquecível milésimo gol, foi  assinalado em 1964, no Estádio do Maracanã – RJ, em partida contra o Vasco da Gama-RJ, na vitória santista pelo placar de 2X1.









Mais Fotos

  • Fontes: MOACIR DOS SANTOS

Últimas Notícias