| 357

*PAVIMENTO DE MOSAICOS*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

22 de setembro

Dentro do Templo, sob o Altar, vem colocado um “tapete” ou pavimento formato de ladrilhos quadriláteros, alternados em branco e negro. O significado simbólico compreende várias interpretações, sendo a mais comum a mistura das raças, das condições sociais, do dualismo em todos os aspectos exotéricos e esotéricos. A alternância dos mosaicos representam o “Estandarte” dos Templários; a Cadeia de União, a união fraterna dos Irmãos.
Pavimentos de Mosaicos ou simplesmente pavimento mosaico passa a ser um símbolo de relevante importância, uma vez que não há Loja que não o confeccione; a rigor, todo o piso da Loja deveria ser ladrilhado com alternância do branco e negro; por comodidade e economia, é feito apenas um símbolo e colocado na parte central e nobre.
Os Irmãos das suas colunas observam frontalmente esse pavimento para ter sempre presente o simbolismo do dualismo.
O dualismo impõe uma escolha; não se pode abarcar ao mesmo Tempo a presença e a ausência, o dia e a noite, enfim, o dualismo que está em toda parte.
Fixando-se o Pavimento, descobre-se que inexistem core; o negro é a ausência absoluta da cor; o branco é a sua polarização; isso ensina que o maçom não deve buscar o “colorido” além da fixação para o piso, mas sim erguer os olhos para contemplar a Natureza Colorida.
O maçom atento, curioso e observador está sempre aprendendo, indo à sua Loja.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: GRUPO GI APR

Últimas Notícias