| 204

O tesouro da Consciência

A consciência é algo fundamental na vida de qualquer pessoa. Lemos na Gaudium et Spes, documento do Concílio Vaticano II (1962-1965): “ No fundo da própria consciência, o homem descobre uma lei que não se impôs a si mesmo, mas à qual deve obedecer; essa voz , que sempre o está a chamar ao amor do bem e fuga do mal, soa no momento oportuno, na intimidade do seu coração: faze isto, evita aquilo. O homem tem no coração uma lei escrita pelo próprio Deus; a sua dignidade está em obedecer-lhe, e por ela é que é julgado. A consciência é o centro mais secreto e o santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser”(n.16).
O que é, então , a consciência? É a voz de Deus em cada ser humano criado à sua imagem e semelhança, capaz de bem e de mal. É, para cada pessoa, o critério último e definitivo do seu pensar, falar e agir. Diz o axioma:”Quem age contra a sua consciência merece condenação”.
A consciência é a voz de Deus, eco da Palavra que ressoa na intimidade , ainda que sempre limitada e condicionada pelo ser humano. Eco reflexo da liberdade de que toda a pessoa é dotada, sempre condicionada pela própria condição humana. Certamente que para exercer a consciência é preciso poder dizer “eu”, e, portanto, condição prévia é que haja um espaço de liberdade para este “eu”. Isto, no entanto, na consciência de que sobre cada pessoa pesam vários condicionamentos: a história social, familiar, pessoas, as estruturas que nos plasmam, a cultura em que estamos mergulhados, as alterações devidas a várias circunstâncias da vida.
É sobre o terreno da consciência que todos os humanos deveriam confrontar-se para caminhar juntos. É a consciência o órgão a exaltar para indicar a verdadeira dignidade de cada homem e de cada mulher: um órgão que deve ser absolutamente exercido, para deixar às novas gerações um esboço de criticismo, de resistência, para as habilitar às escolhas que terão, com responsabilidade e criatividade, de assumir e exercer.
Quando pensa, exercite-se no discernimento, interrogando-se longamente, em vez de procurar respostas fáceis. Com efeito, é na consciência que, através do exercício da crítica e do confronto, se pode abrir o caminho para a verdade.
Quando reza, procure antes de tudo escutar mais do que falar a Deus. A voz de Deus é um “silêncio sutil” (1 Rs 19,12), e, por vezes, se Ele parece mudo , é porque a surdez daquele que crê se torna impedimento a uma verdadeira escuta.
A consciência não é uma voz que nos recorda uma lei “já feita”, a aplicar de maneira mecânica, mas pede-nos criatividade no discernir situações novas, sempre iluminadas pelo princípio fundamental do amor. Por isso, é inviolável, é um santuário, é o tesouro que cada ser humano recebeu de Deus como dom.
A consciência deve ser ajudada a descobrir os seus erros, deve confrontar-se, mas nenhuma autoridade humana tem o direito de pisar a consciência pessoal.
25.09.2020 (Prof. José Pereira da Silva)


============================

Campanha de doação com a Nota Fiscal Paulista para as Instituições Assistenciais de Taubaté

O Rotary Club de Taubaté criou o Núcleo Rotary de Organização Social que reúne no momento sete instituições filantrópicas da cidade de Taubaté: Casa São Francisco de Idosos (asilo), Lar Irmã Amália sob Patrocínio de São José, Instituto São Rafael de Cegos, Banco de Leite Humano, Casa do ancião Luiza do Marillac, Associação para Síndrome de Down de Taubaté (Assid), Instituto Gotas de Cidadania. Um dos objetivos do Núcleo Rotary de Organização Social é a ajuda mútua entre essas instituições na busca de soluções compartilhadas para seus problemas. Tudo para atender melhor os assistidos de suas instituições.
Visando ajudar cada uma dessas instituições teve início como apoio da ACIT (Associação Comercial e Industrial de Taubaté) a Campanha de doação com a Nota Fiscal Paulista. Em que consiste a Campanha? Os consumidores cadastrados poderão realizar a doação automática de suas notas fiscais para sua entidade assistencial favorita de maneira simples, rápida e segura.
Como realizar a doação? Para ativar a opção, basta acessar o site do programa (https: //portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp), fazer o login e em seguida clicar na aba Doação Automática e escolher a Instituição que deseja fazer sua doação. Após o cadastro, as notas fiscais de todas as comprar em que o consumidor informar o CPF serão destinadas à entidade assistencial escolhida de forma automática.
A doação automática só ocorrerão se o consumidor tiver escolhido previamente a sua instituição favorita no sistema da Nota Fiscal paulista e informar o CPF na ocasião da compra.
Sequência para cadastrar CPF na Nota Fiscal Paulista:
1) Acessar: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp
2) Na janela: Consumidor clique em acesso ao sistema;
3) Na janela Selecionar, clique em cadastro de pessoa física;
4) Na janela Preencher, coloque o CPF, Data de nascimento e nome completo da mãe;
5) Na janela Preencher todos os dados e criar senha, no caso preencher tudo o que pedem;
6) Janela Consulta de Documentos Fiscais: vai aparecer seu CPF, o nome do usuário e no item Entidades aparece Doação de Cupons com CPF (automática).
O cidadão taubateano pode doar para uma das seguintes entidades assistenciais do município:
1) Casa São Francisco de Idosos de Taubaté (Asilo);
2) Lar Irmã Amália ( trabalha com educação infantil);
3) Instituto São Rafael de Cegos;
4) Banco de Leite Humano de Taubaté (conhecido também como Casa da Criança);
5) Casa do Ancião Luiza Marillac (Asilo de senhoras);
6) Associação para Síndrome de Down de Taubaté (Assid);
7) Instituto Gotas de Cidadania ( trabalha com jovens em projetos esportivos, educacionais e culturais).

Por meio desse sistema, portanto o repasse automático permite que um número maior de entidades da cidade de Taubaté possam ser beneficiados. É interessante o cidadão quando tiver oportunidade ir conhecer pessoalmente a instituição que escolheu para fazer sua doação com a Nota Fiscal Paulista. Colabore com essa Campanha!
22.09.2020 Prof. José Pereira da Silva







  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias