• Home
  • REFLEXÃO
  • Como diziam os antigos "”A educação cabe em todo lugar
| 235

Como diziam os antigos "”A educação cabe em todo lugar

REFLEXÃO DO DIA
21.09.20

É importante termos controle sobre nós mesmos. Um controle que venha da educação que nossos pais nos deram ou dão, dos ensinamentos adquiridos na escola, da alegria dos bons amigos e colegas, e até mesmo do que já trazemos ao nascer, fruto da natureza genética.

Como diziam os antigos "”A educação cabe em todo lugar". E é essa educação que deve nos fazer pensar antes de falar. E pensar muito mais ainda, se o que vamos dizer pode ou não ofender os outros e se estamos prontos para arcar com as consequências dos nossos atos e palavras.

Quando nos irritamos em demasia com alguém, quase sempre, pensamos ter o direito de soltar sobre essa pessoa tudo o que está preso no nosso peito. Mas o que isso nos adiantará ou nos acrescentará?

Nós perdemos tempo ao lançar palavras duras contra alguém, principalmente, se exigimos dela o que nem nós temos capacidade de dar ou fazer. Se nós já temos outros problemas, a nossa ação aumentará as nossas dores e revoltas.

Tudo o que fizermos, que seja com respeito, pois, é a vida que corrige a todos nós, e não nos esqueçamos de que, toda vez que quisermos corrigir alguém, indaguemos primeiro, se já corrigimos a nós mesmos. Esta sim, deve ser a nossa primeira preocupação.

Assim pensando, busquemos iniciar bem esta semana, com uma segunda-feira carregada de bons propósitos e focados na saudável convivência com todos que nos cercam, distribuindo muita tolerância e muita paz. Só temos a ganhar!







Mais Fotos

  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO