| 264

PARAMENTOS

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

21 de setembro
No ano de 1782 foram estabelecidos, na Maçonaria Inglesa, os símbolos máximos que deveriam ser colocados sobre o Altar e que passaram a denominar-se “Paramentos”; o Livro Sagrado, o Esquadro e o Compasso, esses denominados de Grandes Luzes da Loja.
O Livro Sagrado, também denominado de Livro da Lei, representa o Código Sagrado e Moral que deve ser seguido e respeitado. O esquadro e o compasso unidos simbolizam a medida justa que orienta todas as ações dos maçons, representando a Justiça e a Retidão. O Livro Sagrado é dedicado a Deus; o esquadro ao Venerável Mestre e o Compasso à Fraternidade.
A Bíblia representa a sabedoria de Salomão; o esquadro a amizade do rei de Tiro, Hirão; e o compasso, a perícia de Hiram Abiff.
Sobre o Altar não são admitidos outros símbolos; o Livro Sagrado, o esquadro e compasso, em certo momento da Liturgia, “fundem-se” em um só símbolo, significando a Retidão e a Justiça obtidos por meio da Palavra.
O Altar é a parte espiritual da Loja; dele surge a Egrégora, que é o corpo místico da Loja, um “ser” diáfano, etéreo, formado pelas mentes de todos os presentes.
O maçom, por ocasião da abertura do Livro Sagrado, deve manter-se em meditação para usufruir do poder da leitura.
Pelo órgão auditivo, a leitura adentra e atinge o Templo Espiritual.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: GRUPO GI APR

Últimas Notícias