| 160

DOS EVANGELHOS

O renomado jornalista e escritor italiano Vittorio Messori publicou a segunda edição do seu famoso livro ‘Patì sotto Ponzio Pilato’ (Padeceu sob Pôncio Pilatos), no qual defende a historicidade dos Evangelhos. A agência de notícias do Vaticano “GAUDIUM PRESS”, apresenta um resumo da entrevista de Vittorio Messori. Vejamos a seguir.
Acerca de um humanismo incompreendido na Igreja, Messori disse que muitas vezes “tendemos a reduzi-lo [o Evangelho] à prática de boas obras, como ajudar ao próximo. Mas o que nunca devemos esquecer é que a palavra ‘Evangelho’, que vem do grego ‘evangélion’, significa ‘Boa Nova’. O primeiro propósito do Evangelho, do qual também fluem as boas obras, é anunciar a Boa Nova de que Jesus Cristo venceu a morte e abriu as portas do céu.
Inclusive chegou a relacionar este mal entendido com a crise do sacerdócio: “Cristo não veio para nos ensinar como fazer boas obras, antes de tudo. Na verdade, nossas boas obras são consequência da Boa Nova.
Messori comprova o interesse que continua existindo pela pessoa de Jesus e seus ensinamentos com o sucesso de sua primeira obra sobre a vida do Salvador, ‘Ipotesi su Gesù’ (Hipóteses sobre Jesus), da qual foram vendidos dois milhões de exemplares só na Itália.
A historicidade dos evangelhos é comprovada. A jornalista Tadié da ‘National Catholic Register’ pergunta a Messori se os evangelistas poderiam ter interpretado erroneamente alguns fatos que realmente ocorreram. A isso Messori responde que ele fez antes de tudo uma pesquisa histórica. “Tenho estudado cada detalhe, palavra por palavra, tudo o que dizem os quatro Evangelhos sobre a paixão e a morte de Cristo, tendo um bom conhecimento da história judaica e romana. Ninguém poderia desafiar a verdade histórica. As possibilidades de destruir os fatos expostos em meu livro são iguais a zero porque tudo o que escrevi para provar a verdade da paixão e morte de Cristo é parte de uma história que podemos demonstrar plenamente”. Das muitas histórias que circularam sobre Jesus, a Igreja escolheu apenas quatro, os quatro Evangelhos, que eram os mais confiáveis, que reproduzem “testemunhos que derivam diretamente daqueles que viveram esses acontecimentos”.
Messori conta que não realizou sua pesquisa sobre os Evangelhos sendo fiel, mas que sua conversão ocorreu concomitantemente a isto. Essa descoberta, da veracidade histórica dos Evangelhos, teve um impacto decisivo em sua vida. “Me tornei um apaixonado pela história do Evangelho, e foi assim que tudo começou. Em 40 anos de trabalho, publiquei 24 livros, todos relacionados com a apologética [ndt. Defesa das verdades da Fé]. As tentativas de meus livros são para mostrar ao homem moderno que ainda é possível acreditar no Evangelho. Todos estes anos, tentei provar algo do qual duvidava no início da minha vida: o fato de que o Evangelho é historicamente confiável, que tudo realmente aconteceu. Toda a verdade do Evangelho se resume em um único acontecimento, ou seja, a paixão, morte e ressurreição de Cristo”.
“Meus três livros que estão sendo reeditados, ‘Ipotesi su Gesù’, ‘Patì sotto Ponzio Pilato’ e ‘Dicono che è risorto’ (Hipóteses sobre Jesus; Padeceu sob Poncio Pilatos e Dizem que ressuscitou) oferecem um estudo e pesquisa em profundidade sobre este fato que mudou o curso da história. São os pilares que sustentam toda a estrutura do meu pensamento”, conclui o jornalista e escritor Vittorio Messori.






  • Fontes: FRANCISCO ASSIS MARTINS FERNANDES

Últimas Notícias