| 253

PADRINHO

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

17 de setembro

O maçom que propõe um candidato à Iniciação transforma-se em Padrinho desse candidato, que logo após Iniciado assume a condição de Mestre.
Para a apresentação de um candidato por meio de uma proposta colocada na Bolsa das Proposições, o proponente deve possuir o Grau de Mestre Maçom.
A decisão de apresentar um candidato deve ser bem estudada e ter do candidato pleno conhecimento de seu viver, pois a Iniciação fará com que esse candidato passe a fazer parte da Família Maçônica.
A responsabilidade do proponente é moral; a sua leviandade porá em risco todo grupo.
Por sua vez, as sindicâncias feitas devem ser rigorosas e só ser submetidas à aprovação quando realmente o sindicado resultar plenamente apto para ingressar no grupo.
Todo discípulo tem o seu Mestre; o padrinho passa a ser o Mestre “particular” do Neófito, e esse deve seguir os seus ensinamentos até que, por sua vez, atinja o mestrado e possa propor profanos e assim tomar o lugar de quem lhe foi Mestre.
Em uma cadeia sucessiva, o quadro de uma Loja amplia-se e constitui o núcleo da Ordem.
O maçom deve empenhar-se para que seu Mestre o Oriente; deve ser ativo e colocar as suas dúvidas para que sejam resolvidas.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: GRUPO GI APR