| 521

Peladas !

FALANDO SÉRIO

Êpa! Não é nada do que você está imaginando, refiro-me às peladas que aconteciam antigamente nos diversos campos (campo no mais estrito sentido da palavra) espalhados pelas cidades. Havia um terreno baldio e pronto, se instalava um “campinho” de futebol.
Regras? Havia sim. Vou tentar lembrar-me de algumas, me ajudem...
Podia ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma verdadeira bola de futebol servia. No desespero, se usava qualquer coisa que rolasse...

O Gol
O gol podia ser feito com o que tivesse à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos e até livros da escola.

O Campo
Este já descrevi acima, porém, improvisava-se até na rua (grandes peladas foram disputadas na rua em frente a Embaré).

Duração do jogo
O jogo normalmente virava em 5 e terminava em 10 gols. Podia durar até a mãe do dono da bola chamar ou até escurecer. Às vezes nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança esculhambar com tudo.

Formação dos times
Variava de 3 a 30 jogadores de cada lado. Os ruinzinhos iam pro gol (eu não era ruinzinho e gostava de jogar no gol). Os pernetas jogavam nas pontas. Os gordos sempre jogavam de beque. E a escolha normalmente era no par ou ímpar.

O Uniforme
Distinguiam-se os times por: com camisas e sem camisas.

O Juiz
Não havia juiz. Pra quê? (Vejam o vexame das arbitragens hoje).

As Interrupções
Normalmente quando furava a bola ou quando quebrava o pau entre os peladeiros (se bem que isso era coisa raríssima...rsrsrsrs). Na rua, quando passavam veículos pesados. Fusquinhas e bicicletas podiam ser chutados junto com a bola e se entrasse, era gol. Quando passava uma garota gostosa o jogo parava in con di ci o nal mente...

As Substituições
Eram permitidas nos casos de algum jogador ser levado pra casa pela orelha para fazer a lição da escola. Jogador que arrancara o tampão do dedão do pé. Se chegassem aos pares, entravam um de cada lado. Em caso de atropelamento, suspendia-se a pelada.

As Penalidades
A única falta prevista nas regras do futebol de rua era atirar o adversário dentro do bueiro ou nas valas (quando existiam) ao lado ou nos fundos do campo.

A Justiça Desportiva
Os casos de litígio (já disse que eram raros), porém quando haviam, eram resolvidos na porrada, prevalecendo os mais fortes ou quem pegasse uma pedra antes.

Se você aí que está lendo e nunca participou de uma pelada na rua ou num campinho de futebol, perdeu um dos melhores momentos da juventude. Eu tive sorte havia 3 campos bem perto de minha casa ( Lavador de areia, Campinho da estrada e um no final da rua da Embaré, próximo da casa do Luza e do Lili), sem contar com o Estádio da CTI (dentro do estádio havia uma pelada disputadíssima todos os domingos bem de fronte o portão principal).

Joinville, 10 de setembro de 2020.

Henrique Chiste Neto








  • Fontes: HENRIQUE CHISTE NETO

Últimas Notícias