| 147

*O NOVEL IRMÃO*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

31 de agosto

Após os trâmites da Iniciação, quando o maçom acompanha passo a passo todas as provas e assiste ao debate final vitorioso, finda a cerimônia, terá diante de si um novo irmão.
O primeiro gesto será o abraço fraternal, recebendo um “filho pródigo” que perambulava entre profanos, ansioso para rejuntar-se na família maçônica.
Toda a humanidade é uma irmandade única, embora a maioria esteja desviada da trilha correta.
Todos devem amar-se uns aos outros, embora isso seja uma utopia; mas sendo todos filhos de um só Criador, a Família Universal deveria apresentar outro comportamento.
Sabemos, porém, que não é assim, então, dentro da Loja, abraçando quem há poucas horas passadas era um mero profano, palpita em ambos os corações a satisfação do reencontro.
Esse abraço constitui o propósito do bem-querer ao novo advindo, é o selo de uma amizade sem fim que jamais poderá ser afetada, seja qual for o motivo. É um bom propósito e uma oportunidade de espargir amor, especialmente neste mundo de tantas contradições.
Portanto, torna-se preciosa a participação da Iniciação desse novel irmão; é como assistir a um novo nascimento; a participação de acolher um novo membro da família maçônica.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: GRUPO GI APR