| 5620

*AS LUVAS NA MAÇONARIA*

*AS LUVAS NA MAÇONARIA*
Do livro *Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores*
Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz

O Aprendiz recebe, quando de sua iniciação, dois pares de luvas brancas: um par masculino e outro feminino.
Em vários cultos prescreve-se que se cubra as mãos para o cumprimento de funções sagradas. Na Igreja Católica, por exemplo, quando da consagração, os bispos e cardeais recebem luvas litúrgicas de seda, bordadas de ouro e com símbolos e monogramas, representando a pureza de coração e das obras. Na Maçonaria, as luvas brancas simbolizam a distinção, a pureza e a inocência.
As luvas masculinas, para uso do Aprendiz, simbolizam a sua admissão no Templo da Virtude e indicam, pela sua brancura, que nunca deverá ser manchada com as águas lodosas do vício, pois seus atos devem ser puros e imaculados.

As luvas femininas são destinadas não à mulher que o Aprendiz mais ama, mas àquela que considera mais digna de sua estima e afeto. Isto porque o amor, muitas vezes cego, pode deturpar o valor moral daquela que deve ser a inspiradora de todas as obras grandes e generosas.
Goethe, iniciado em Weimar em 23 de junho de 1780, ofereceu o par de luvas brancas que recebera à Condessa Von Stein e fê-la ver que, se o mimo era de aparência insignificante, apresentava contudo a singularidade de não poder ser oferecido por um Maçom senão uma única vez em sua vida.

Oswald Wirth afirma: “As luvas brancas, recebidas no dia de sua iniciação, evocam ao Maçom a lembrança de seus compromissos. A mulher que lhas mostrar quando ele estiver a ponto de desfalecer será como uma consciência viva, a guardiã de sua honra. Que missão mais elevada poderia ser confiada à mulher que mais se estima?”

Também se empresta às luvas brancas do Maçom o sentido de que suas mãos estão limpas por não haverem participado do assassinato de Hiram Abiff.

Jules Boucher in A Simbólica Maçônica, dá às luvas um sentido esotérico: “Sabemos, com certeza, que um magnetismo real emana da extremidade dos dedos e que as mãos enluvadas de branco só podem deixar filtrar um magnetismo transformado e benéfico. De uma assembléia de Maçons, onde todos usam luvas brancas, desprende-se uma ambiência muito particular, que aliás pode ser sentida muito nitidamente pela pessoa menos atenta. Uma impressão de apaziguamento, de serenidade, de quietude, constituem a sua consequência natural”.






  • Fontes: GRUPO GI APR

Últimas Notícias