| 404

OLD CHARGES

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

6 de setembro

Traduz-se por “velhos preceitos”. Atribui-se ao pesquisador James O. Haliwell, que não era maçom, no ano de 1839, ter encontrado no Museu Britânico um velho pergaminho em forma de livro; Haliwell, notando tratar-se de um raro pergaminho maçônico deu-lhe publicidade, editando-o em 1840, com o titulo de Manuscrito Régio.
O Manuscrito compõe-se, em parte, de papeis encadernados formando livros e, em parte, em rolos de pergaminhos; a data em que escrito não foi perfeitamente definida, mas deve ter sido em torno de 1390. É considerado, assim, o mais antigo documento existente.
Trata-se de um poema composto de 794 versos e inicia com a seguinte frase: “Aqui começam as Constituições da Arte da Geometria segundo Euclides”.
Essas “preciosidades” ainda não foram publicadas no Brasil, todavia, existe no México um resumo no livro As Fontes do Direito Maçônico, de José Gonzales Ginório, cujos exemplares são de fácil aquisição.
Os pesquisadores maçônicos ingleses, todavia, estão se esforçando para encontrar novos documentos, mesmo com o auxilio dos arqueólogos, pois a Maçonaria não pode ter surgido somente no milênio em que nos encontramos.
Cada maçom deve esforçar-se nessas pesquisas e contribuir para que as suas Lojas formem bibliotecas para dar a todos oportunidade de conhecer a real história da Instituição.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: GRUPO GI APR

Últimas Notícias