| 409

OBEDIÊNCIA

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

3 de setembro

É a submissão à vontade de outrem; trata-se de um vocábulo de origem latina; obediência e vontade são irmãs xipófagas, isto é, que sempre andam juntas.
A doutrina cristã tem o seu fundamento na obediência à vontade de Deus, abdicando o cristão ao que lhe é sugerido como sendo suas decisões, fruto de um livre arbítrio mal interpretado. Todos nós estamos sujeitos, em qualquer campo, à obediência; obedecem às leis dos homens, da Natureza e da divindade; obedece-se às exigências do estômago, do instinto, da volúpia etc.
A dependência psíquica e física de qualquer entorpecente, tóxico ou droga (tabaco) redunda em obediência cega e inapelável ao vício.
Temos, portanto, dois aspectos a considerar: a obediência ao que é sublime e a obediência hierárquica, ou seja, aos dirigentes maçônicos.
A sublimidade da obediência consiste em obedecer espontaneamente, sem submissão constrangedora, mas por Fraternidade e amor. Quem ama a Deus obedece à sua vontade, sem que isso constitua diminuição alguma.
O primeiro dever do maçom é obedecer às ordens de seu Mestre; essa obediência não é irracional, mas consoante à razão; obedecer o conselho e a orientação não diminui; é um ato de inteligência.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: GRUPO GI APR