• Home
  • Saúde
  • Taubaté adia avanço para fase amarela
| 220

Taubaté adia avanço para fase amarela

A Prefeitura de Taubaté decidiu adiar a progressão do município para a fase amarela do Plano SP em função do expressivo aumento de casos nos últimos cinco dias e a elevação percentual das taxas de ocupação dos leitos municipais de UTI disponibilizados no HMUT e no Hospital de Campanha montado na UPA Central.
O decreto municipal 14.775, que regulamentava o ingresso de Taubaté na fase amarela, foi divulgado na última sexta-feira, dia 24 de julho. O boletim da Vigilância Epidemiológica daquele dia mostrava a cidade com 1.398 casos confirmados, 50 mortes e 57,1% de taxa de ocupação de leitos de UTI.
Nos últimos dias houve uma evolução expressiva nos indicadores. Na última segunda-feira, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI chegou a 77,1%. E somente nesta terça-feira, dia 28 de julho, foram confirmados mais de 160 novos casos da doença.
O decreto 14.777 será publicado na próxima quarta-feira, dia 29 de julho, suspendendo os efeitos do decreto 14.775.
Os indicadores do município seguem monitorados e eventuais alterações de fase podem ocorrer em caso de melhora ou estabilidade, dentro das condições previstas pelo Plano SP.
O termômetro virtual da quarentena desta terça-feira ficou novamente com a cor vermelha. Durante o mês de julho, esta é a terceira vez em que isto acontece. Os alertas anteriores aconteceram nos dias 9 e 14.
Entre os indicadores do termômetro, a taxa de isolamento social medida em Taubaté na última segunda-feira, dia 27 de julho, foi de 42% e ficou em vermelho, assim como a taxa de ocupação de leitos de UTI HMUT/UPA Central (74,2%) e a variação diária de novos casos (11,2%).
Em função do grande número de registros, o perfil dos novos casos confirmados será atualizado na próxima quarta-feira, dia 29 de julho.


-------------------------------


Vitamina C reforça a imunidade
A segunda dica nutricional da semana é sobre a vitamina C. Entre os alimentos fontes de vitamina C estão a acerola, o limão, a goiaba, a tangerina, o morango, o caju, a manga e o kiwi.
A vitamina C é sensível ao calor e ao ambiente. Quando colocamos o limão na carne, por exemplo, não teremos mais a vitamina C do alimento.
Para maior aproveitamento da Vitamina C, devemos consumir as frutas frescas e os sucos logo após o preparo, sem guardar novamente na geladeira para consumir depois. A quantidade de frutas por dia varia de 2 a 5 unidades.

Receitas
MOLHO PARA SALADA CRUAS
4 col de sopa de azeite extra virgem
2 col de sopa de água
Suco de 1 limão
Suco de 1/2 laranja pera
1 col de café de sal


SUCO DE GOIABA COM MORANGO
Esses 2 alimentos tem baixo índice glicêmico, o que é ideal para quem precisa controlar o açúcar. A goiaba é uma maravilhosa fonte de vitamina C, ganha até da famosa laranja.
2 goiabas
4 morangos
500 ml de água


SALADA DE FRUTAS
Primeiramente, pique laranjas, goiabas e abacaxi.
Depois, adicione suco de laranja, limão e mel para adoçar.

Confira abaixo as datas previstas para cada uma das dicas nutricionais:
Dia 27 de julho - zinco
Dia 28 de julho - vitamina C
Dia 29 de julho - prebiótico
Dia 30 de julho - ferro
Dia 31 de julho - água






  • Fontes: Assessoria de imprensa Câmara Municipal de Taubaté

Últimas Notícias