| 224

MEDALHAS

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

10 de agosto

Medalha é uma peça de metal (ouro, prata ou bronze) cunhada, apresentando figuras e palavras, símbolos ou sinais distribuída como honraria, comemoração ou distintivo.
Na Maçonaria, nenhuma Medalha foi encontrada antes de 1735; a primeira medalha comemora o estabelecimento de uma Loja em Florença por Lord Carles Sackville. O vocábulo medalha provém do italiano _medaglia_. A medalha artística surgiu no final do século XIV; as escolas que surgiram para a confecção de medalhas foram na Itália, região da Toscana.
As medalhas maçônicas são de época relativamente recente; hoje são já de uso corrente. Existem maçons que preenchem o peito com dezenas de medalhas, o que constitui uma exibição e uma atitude “démodé”, pois virtuoso não é exibir medalhas, mas manter-se modesto; é tolerada a colocação no peito de pequenas fitas ou botões, similares às que suportam as medalhas.
Com a concessão das medalhas, o maçom recebe um diploma correspondente. No simbolismo, cada grau possui sua medalha, que serve de distintivo.
As medalhas honorificas devem ser cuidadosamente guardadas como recordações e não exibidas publicamente; nas festividades maçônicas, dentro da Loja ou corpo filosófico, a sua ostentação é tolerada.
A modéstia é uma virtude.
Seja o maçom modesto e com essa atitude granjeará a estima de todos.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: Grupo G1 app

Últimas Notícias