• Home
  • Comentário
  • Nesse dia 26 de julho, completam-se vinte anos do falecimento do grande treinador de futebol Aymoré Moreira.
| 607

Nesse dia 26 de julho, completam-se vinte anos do falecimento do grande treinador de futebol Aymoré Moreira.

(Texto - moataubate.com.) Técnico da Seleção Brasileira, também dirigiu o Esporte Clube Taubaté em várias temporadas. Na Seleção Brasileira teve a sua melhor fase, quando conquistou o bicampeonato mundial em 1962.

Nascido em em 24 de abril de 1912 em Miracema – RJ, Aymoré tinha dois irmãos  Zezé Moreira (Alfredo Moreira Junior) e Airton Moreira também técnicos de futebol. Aymoré faleceu em Salvador aos 86 anos devido a falência múltipla dos órgãos, motivada por parada respiratória e parada cardíaca, deixando esposa Neide e dois filhos, Sheila e Éder Moreira.

Em duas oportunidades foi homenageados em sua terra natal. Em 1993 ele e seu irmão Zéze, foram homenageados pela Associação Atlética Miacema, recebendo o título de “Sócio Benemérito” da Associação. Dois anos depois, ao três irmãos foram homenageados  na festa de emancipação do município.

Aymoré recebendo o título de Cidadão Soteropolitano – blog tadeu miracema – Blogger

O biscoito como era conhecido, tinha uma ligação forte com a cidade de Salvador, onde escolheu fixar sua residencia. Após encerrar sua carreira como treinador, dirigindo a equipe do Galícia da cidade onde  também foi homenageado,  recebendo o título de Cidadão Soteropolitano.

Como atleta, apesar de sua baixa estatura, foi goleiro chegando a ser considerado um dos melhores goleiros brasileiro, sido convocado para defender a Seleção Brasileira.

Iniciou sua carreira, em 1930, no Sport Club Brasil equipe amadora. Na sequencia como profissional Aymoré, jogou no América (RJ), em 1932/33, no Palestra Itália (o atual Palmeiras), entre 1934/35, com passagem também pelo Fluminense em 1941, Botafogo do Rio onde encerrou a carreira de jogador.








  • Fontes: MOACIR DOS SANTOS

Últimas Notícias