| 412

CIDADÃO TAUBATEANO

No tempo da televisão à lenha, quando Assis Chateaubriand Bandeira de Melo trouxe a TV-Tupi para o Brasil, uma das atrações eram os programas apresentados pelo casal Ayrton Rodrigues e sua mulher Lolita Rodrigues.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Como você não sabe ter um aparelho de televisão em casa era um luxo para poucos e a pioneira TV-Tupi era o canal obrigatório com imagens em preto e branco, lançando novelas como o "Direito de Nascer" que foi uma das primeiras no Brasil.
* * *
Naturalmente que com esse quadro, os artistas da TV-Tupi fossem vistos como ídolos em toda parte, surgindo mais uma oportunidade para que os vereadores de Taubaté exercessem uma de suas atividades favoritas:
* * *
Conceder títulos de Cidadão Taubateano a quem julgassem ser merecedores da honraria.
* * *
(Não me pergunte o que o apresentador Ayrton Rodrigues fez por Taubaté. Terei que obrigar minhas viúvas a longos dias de pesquisa).
* * *
O fato é que o fotógrafo espanhol José Espinach que trabalhava em Taubaté, registrou para a posteridade a foto que você está vendo, diretamente dos meus Arquivos Implacáveis.
* * *
Ayrton Rodrigues ladeado pelo vereador Décio Azevedo e pelo saudoso vice prefeito José Luiz da Silva, com o homenageado.
* * *
Com o dedo no nariz e olhar crítico, está Joaquim Português.
* * *
Na outra ponta, todo pimposo competindo com Décio no quesito "modernidade" está o jornalista Antonio Barbosa Filho - cognominado "Bartira" - pois diziam que tudo que ele ganha na profissão, o "Bar Tira".
* * *
Outra das atividades preferidas dos vereadores era também colocar nomes em ruas, quando por exemplo trocaram o nome "Avenida Brasil" no Jardim das Nações para "Avenida John Kennedy" quando da morte do presidente norte americano.
* * *
Isso posto, passemos aos comentários dos senhores telespectadores.






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR