| 220

*O LIVRO*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

24 de julho

Um livro é uma composição física de folhas de papel contendo um ou vários assuntos; surgiu como prancheta de barro, depois como reunião de pergaminhos em tolo, posteriormente em folhas de papiro. A sua evolução foi extraordinária; hoje o podemos ter refletivo eletronicamente, no vídeo de um computador.
Em Maçonaria, temos várias espécies de livros; Livro Sagrado ou Livro da Lei; Livro de Arquitetura; onde são registrados os Balaústres ou Atas; formando ao acervo da Loja para a sua história e memória; Livro das Constituições, dos regulamentos, dos estatutos e dos
Rituais; Livro Negro que registra o nome dos candidatos rejeitados; Livro de Presença, que registra a presença dosa maçons às reuniões; Livro de Eloquência, que reúne as “peças de arquitetura”, ou seja, os trabalhos escritos apresentados em Loja; Livro do Tesouro, que registra os valores arrecadados.
Paralelamente, toda Loja possua sua biblioteca, que reúne as Obras Maçônicas que são solicitadas pelos Irmãos, para produzirem seus trabalhos e para instruírem-se.
O habito da leitura é salutar.
O maçom dedicado à leitura obtém o conhecimento necessário para a sua formação intelectual, útil para que compreenda o intrincado Sistema Filosófico Maçônico.
A leitura diária faz parte do alimento espiritual, visto que alimentar o cérebro é viver.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Vídeo

  • Fontes: Grupo G1 app