| 352

HARMONIA

FALANDO SÉRIO
Sábado último estava eu dando um jeito nos guardados (a cada tempo joga-se um monte de papel inútil fora e guarda-se outro tanto para jogar dali um tempo) e deparei com um artigo que escrevi à precisos 16 anos passados.
Dei uma reduzida e adequei ao tamanho desta coluna e da atualidade. Espero que tenha alguma utilidade a quem tiver a paciência de ler. No original chamava se simplesmente – “Harmonia”.
Ouvimos tantas vezes a palavra “Harmonia” usada em conexão com a música que para a maioria de nós ela nos transmite apenas a idéia de valor musical.
Porém, se apercebermos melhor, veremos que isto não devia ser propriedade exclusiva da arte musical.
Já notaram que o termo ultimamente tem sido aplicado por outras artes com o sentido de propriedade particular? O artista especializado em cores, o engenheiro e o arquiteto em seus projetos, até o impressor de um jornal ao montar uma página impressa tem usado esta palavra, talvez sem compreender seu sentido mais extenso.
Todos provavelmente ignorando qualquer significado oculto ou místico da palavra “Harmonia”.
Na realidade o significado desta palavra é aplicável a tudo aquilo que é pertinente à relatividade das vibrações, ou em outras palavras, tudo que é manifestado ou criado.
A palavra significa uma união na lei, na ordem e na proporção.
Podemos dizer que “Harmonia” é a concordância das vibrações.
Por outro lado, se estudarmos mais profundamente a palavra, e avaliarmos seu significado, veremos quão hábil é o pensamento expresso nas palavras tiradas de um antigo manuscrito: “Os próprios átomos parecem cantar de alegria na aurora de cada forma criada; para a Vida a harmonia é essencial e harmonia é alegria.”
Ademais verificamos que a “Harmonia” não pode mudar, progredir no espaço ou no tempo, ou desenvolver-se, evoluir sem algum outro esquema baseado em lei.
Ela não pode usar a escala, voando para o alto ou mergulhando para baixo, sem alguma lei fundamental, igual em importância à sua própria lei, que é a que governa o todo.
Tanto os prazeres da visão como os da audição ou de outros sentidos, são efeitos da igualdade, boa proporção, ou correspondência, de modo que qualidade e correspondência são causas da “Harmonia”.
“Harmonia” – palavra chave para um bom viver.
“Harmonia” é do que precisamos para habitar as consciências dos brasileiros neste tempo tão tumultuado.

Joinville, 23 de julho de 2020.

Henrique Chiste Neto







  • Fontes: HENRIQUE CHISTE NETO

Últimas Notícias