| 265

*OS LÍRIOS*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

21 de julho

O lírio tem o mesmo significado que o Lótus para os povos orientais, pois é uma flor “espiritualizante”, reveladora da pureza e da candura, simbolizando o próprio homem em êxtase; simboliza, outrossim, a mulher virgem, intocada e pura.
Os lírios representam os iniciados e são dispostos em três etapas; os botões da fila superior simbolizam os iniciados nos mistérios de Ísis; os da fila central e desabrochados simbolizam os iniciados de Serápis, com o seu esplendor; a terceira fila, dos lírios pendentes, simboliza os iniciados nos mistérios de Osíris, que desceram ao mundo para auxiliar e iluminar a humanidade.
Simbolizam, outrossim, os três Graus dos construtores do Templo: Aprendizes, Companheiros e Mestres.
Em união com as Romãs, simbolizam o culto místico da procriação; os perfume e a candura dos lírios, ou o seu rubor, representam o afrodisíaco vinho obtido das romãs, como referido no Cântico dos Cânticos; revelam a exuberância (aceita na época) sexual de Salomão convivendo com centenas de concubinas.
Esses símbolos encimam as colunas “J” e “B” e alertam os maçons que deve viver em harmonia, com o equilíbrio da pureza e do prazer.
Os lírios egípcios eram de uma coloração avermelhada.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: Grupo G1 app