| 336

OS ÁRBITROS

A Liga Municipal de Taubaté acaba de suspender o Campeonato Amador deste ano, pelos motivos que sabemos.
* * *
Como você não sabe, cerca de doze bairros costumam competir nas manhãs domingueiras, uma das mais tradicionais manifestações esportivas de Taubaté.
* * *
Sem cobrança de ingressos, com a venda de bebidas e "deliciosos churrasquinhos" nas diversas praças esportivas da cidade, é um campeonato de alto nível com a participação de muitos ex-jogadores profissionais de futebol.
* * *
Para dirigir esses espetáculos domingueiros, a Liga Municipal sempre teve árbitros lendários que acabaram entrando para o folclore da cidade pelos episódios que os envolveram.
* * *
Lembro-me de alguns deles: José Teófilo, (apelidado "Urso Polar"), Português, João Estopim, Irineu "Jamanta", Déia, Zé Acácio, cada um deles lembrado pelo torcedor taubateano pelo papel que fizeram no filme denominado Futebol Amador.
* * *
Fui buscar nos meus Arquivos Implacáveis a foto de um desses árbitros, famoso e popular em todos os bairros, por tantos episódios que fizeram parte da vida dele.
* * *
Batizado João Batista da Silva, ganhou há muitos anos o apelido de "João Peludo" que o tornou imortal.
* * *
Conheci esse amigo nos anos 1960 quando fui jogar no Vila Albina, bairro onde ele nasceu, uma amizade que se estendeu por todos esses anos.
* * *
João Peludo tornou-se conhecido em todo o Vale do Paraíba quando nos torneios regionais era escalado para dirigir clássicos regionais, como conhecedor e aplicador rigoroso das regras desse esporte que apaixona o brasileiro.
* * *
Hoje aos 78 anos, João Peludo foi homenageado no ano passado quando o Campeonato Amador da Primeira Divisão teve o troféu com o nome dele, como homenagem a mais um taubateano humilde que faz parte dos meus escritos diários.
* * *
Se a foto não ficou de boa qualidade, me desculpe. Foi graças à uma das minhas viúvas que amanheceu nesta segunda feira com uma pequena lista de 455 pequenos problemas domésticos para eu resolver.
* * *
Oremos!!!






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR

Últimas Notícias