| 394

AQUI COMEÇOU

Quem nos conta é José Eugenio Guisard Ferraz em seu livro "O Sol da Manhã".
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
"A família Barbosa residiu em outra casa, também no centro da cidade, na rua Visconde do Rio Branco, perto da rua Jacques Félix".
* * *
"Um dado curioso sobre essa residência é que, logo após uma divergência interna no Club Sportivo Taubateense, o primeiro clube de futebol da cidade, um grupo de dissidentes reuniu-se nesse casarão que você está vendo, em uma iniciativa de Irito Nogueira Barbosa, que lançou a ideia de fundar um outro clube de futebol na cidade".
* * *
"Assim, na casa do doutor Francisco de Paula Pereira Barbosa, em primeiro de novembro de 1914, reuniram-se cerca de quarenta entusiasmados torcedores e jogadores de futebol e fizeram a primeira reunião para a fundação desse novo clube que, por uma proposta de Synésio Barbosa, levou o nome de Sport Club Taubaté".
* * *
"Nova reunião foi marcada para o dia 14 de novembro neste mesmo ano, quando foi realizada formalmente a primeira Assembléia Geral para a constituição da nova entidade, ocorrendo também a eleição da nova diretoria".
* * *
"Foi eleito como presidente Gastão Aldano da Câmara Leal, na época prefeito de Taubaté, ficando Irito como secretário".
* * *
"Com a habilidade política de Câmara Leal, o objetivo principal de ter um novo campo de futebol foi alcançado com impressionante rapidez".
* * *
"A inauguração, ainda que de forma precária, sem estar murado, do campo do Esporte Clube Taubaté na praça Monsenhor Silva Barros que aconteceu no dia 25 de dezembro de 1914, o antigo Campo do Bosque".
* * *
"Nessa data foi realizado um jogo com a Associação Atlética das Palmeiras, time da capital que foi campeão paulista no ano seguinte".
* * *
"Apesar da derrota nesse jogo inicial por 6 x 1 para o time visitante, a jovem agremiação prosseguiu seu desenvolvimento, chegando a conquistar diversas glórias e troféus".
* * *
"As datas dessas duas reuniões inciais podem ser diferentes, pois há fontes que as registram em 25 de outubro e 1 de novembro, respectivamente".
* * *
"Utilizei na descrição acima a abordagem apresentada por meu tio Oswaldo Barbosa Guisard em seu valioso livro "Taubaté no Aflorar do Século".
* * *
(O casarão da família Barbosa que você está vendo, foi Ginásio Jacques Félix e foi demolido. Hoje o imóvel que surgiu no lugar pertence à Universidade de Taubaté).
* * *
O livro "O SOL DA MANHÃ" pode ser encontrado na Escola CCBEU na Rua 4 de Março.






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR