| 351

OS ÓTICOS

Como você não sabe, até o ano de 1949 a cidade de Taubaté não possuía uma única casa de ótica.
* * *
Então queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Os proprietários de uma ótica estabelecida na Avenida Paulista na capital de São Paulo - Ocularium Moderno - resolveu abrir uma filial em Taubaté, enviando para nossa cidade um funcionário chamado Sebastião Alves Monteiro (sem bigodes na foto).
* * *
Sebastião era um mineiro da cidade de Andradas, cuja família escolheu a capital paulista para vencer na vida, com seus irmãos, Eunice, Maria, Mário e Itabiracy
* * *
Empreendedor e dinâmico, Sebastião viu o grande potencial da pequena Taubaté e após alguns anos resolveu estabelecer-se por conta própria , mas não tinha o capital para o projeto.
* * *
Lembre-se que o Bolso desde sempre foi e será o órgão mais sensível do corpo humano.
* * *
Um de seus clientes atendia pelas iniciais de Geraldo do Ouro, cujo um dos filhos chamava-se Walderley de Azevedo Souza.
* * *
Com o apoio financeiro de Geraldo, Sebastião e Wanderley abriram a Ótica Nossa Senhora Aparecida.
* * *
Por outro lado, para administrar o Ocularium Moderno, os investidores paulistanos escolheram o ótico Salvador Di Si (na foto de camisa branca) em 1957, um homem de fino trato, casado com a senhora Lydia e pai das meninas Marília, Márcia e Mara.
* * *
A sociedade de Sebastião e Wanderley não prosperou por um singelo motivo: Wanderley também era músico - Ritmos Icaray - resolveram cada um estabelecer-se por conta própria, sem que a amizade entre eles fosse abalada. Se trataram por compadres por toda a vida.
* * *
Devido ao crescimento dos negócios, Sebastião trouxe do Paraná um profissional chamado Toshio Ikeda que foi um professor para todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar com ele.
* * *
Por longos anos o trio de óticos, Sebastião - Salvador - Wanderley....comandou essa modalidade comercial, até que as grandes redes foram se estabelecendo em Taubaté, causando pesadas perdas nos comerciantes locais, como acontecido em diversas outras atividades
* * *
Hoje são incontáveis as casas de ótica em Taubaté.
O Lions Club criou um Banco de Olhos a quem deu o nome de Salvador Di Si como homenagem.
* * *
Sebastião Alves Monteiro é nome de rua em um dos bairros da cidade.






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR

Últimas Notícias