• Home
  • Polícia
  • Polícia Federal deflagra 71ª fase da Lava Jato em operação que mira prejuízos na área de trading da Petrobras
| 375

Polícia Federal deflagra 71ª fase da Lava Jato em operação que mira prejuízos na área de trading da Petrobras

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (18) 12 mandados de busca e apreensão e 2 ofícios para obtenção de dados nas cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio e Petrópolis, diz PF em comunicado, na 71ª fase da Lava Jato. As ordens foram expedidas pela 13ª Vara Federal da Justiça Federal em Curitiba.

A nova etapa foi batizada de Operação Sem Limites II e mira a área de trading — compra e venda de petróleo, óleos combustíveis e derivados — da Petrobras (PETR3;PETR4).


Também há ordens para bloquear cerca de R$ 17 milhões, correspondentes aos prejuízos identificados até o momento.

Os investigados responderão por corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, crimes financeiros e lavagem de dinheiro.


Segundo a PF, após análise de materiais apreendidos na 57ª Fase, Operação Sem Limites – deflagrada em dezembro de 2018 – , e do resultado de pedidos de cooperação jurídica internacional, ‘foram identificados novos indivíduos que auxiliavam e integravam a organização criminosa estruturada no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading, dentre outros, junto a empresas estrangeiras e que são destinadas às atividades comerciais da estatal.

“As investigações puderam identificar vários doleiros que atuavam até 2018 no mercado paralelo de câmbio e auxiliavam na remessa de valores de propina que eram pagos pelos intermediários no exterior para agentes públicos corruptos no Brasil”, informou.

A PF identificou os titulares de contas no exterior em nome de empresas offshores, por meio das quais, profissionais do mercado paralelo de câmbio realizavam transferências bancárias internacionais para a realização de “dólar-cabo”.


“A suspeita é de que parte dos valores de propina tinham como objetivo o pagamento de intermediários políticos para a manutenção de certos empregados públicos em funções gerenciais estratégicas da Petrobras, como a de Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, onde se realizavam as operações de trading”, destacou a PF em nota.






  • Fontes: INFO-MONEY

Últimas Notícias