• Home
  • Trânsito
  • Detran libera cronograma para retomada gradual dos processos de habilitação
| 302

Detran libera cronograma para retomada gradual dos processos de habilitação

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) anunciou nesta segunda-feira (22) o cronograma para o retorno gradual das aulas dos CFCs (Centro de Formação de Condutores), em aulas remotas. De acordo com o documento, as aulas práticas já podem voltar a partir de segunda-feira (22) e as teóricas vão voltar a acontecer a partir da próxima segunda-feira (29). As atividades presenciais das autoescolas estavam suspensas desde o dia 20 de março.

De acordo com o documento publicado no site do Governo de São Paulo, a volta será feita com ajuda de um sistema de reconhecimento facial, o Prodesp – empresa de tecnologia do estado. Pelo sistema, será utilizado a biometria e o reconhecimento facial já cadastrado para comprovar a identidade de condutores, o que evita a necessidade de comparecimento presencial nos CFCs. O sistema também permite ao Detran orientar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento das ações preventivas e os protocolos sanitários preconizados pelo Plano junto as autoescolas.

O órgão também publicou um documento com as medidas que devem ser tomadas pelos CFCs e autoescolas para cada procedimento do processo de habilitação.

As aulas teóricas para primeira habilitação vão acontecer de forma remota, realizadas por videoconferência pelos mesmos instrutores que dariam as aulas presencialmente. Já aqueles que passam por reciclagem, serão acompanhamento online, no modelo de educação a distância.

A realização das provas teóricas seguirá acontecendo de forma presencial e individual. A aplicação será feita por agendamento pelos CFCs, seguindo os protocolos do departamento de trânsito do estado. O uso de máscara será obrigatório e os Centros de Formação deverão oferecer álcool em gel para higienização das mãos.

Para evitar aglomerações, as ações preventivas também farão parte da nova rotina das aulas práticas, que já foram autorizadas a retornar nesta segunda-feira (22). Os CFCs devem seguir protocolos de higienização nos carros após cada aula, além de utilizar capas de plástico higienizáveis nos bancos e carregar materiais de limpeza nos carros.

Os testes práticos estão previstos para voltarem a acontecer na segunda quinzena de julho, eles serão realizados em ambientes abertos, definidos pelos municípios e com adequação de horários entre um exame e outro. O objetivo é reduzir a quantidade de provas e adotar escalonamento. Alunos e instrutores deverão usar máscara e o veículo passará por higienização a cada exame.

De acordo com o Detran as medidas preventivas vão beneficiar mais de 50 mil novos condutores, PCDs (Pessoas com deficiência) e os que estão mudando a categoria da CNH.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias