• Home
  • Emprego
  • Trabalhadores da Ford em Taubaté aprovam layoff e redução de salários
| 280

Trabalhadores da Ford em Taubaté aprovam layoff e redução de salários



POR JEFFERSON SANTOS EM RMVALE 30 ABR 2020 - 08H27 ATUALIZADA EM 30 ABR 2020 - 08H44
Trabalhadores da Ford em Taubaté aprovam layoff e redução de salários
Assembleia aconteceu nesta quarta-feira de forma virtual. A suspensão de contratos será aplicada entre maio e julho




Os trabalhadores da Ford, em Taubaté, aprovaram acordo para preservar empregos e renda na empresa. A proposta, que foi favorável a 96,6% dos colaboradores, impõe suspensão dos contratos de trabalho (layoff) e redução de jornada em 25%. A assembleia aconteceu nesta quarta-feira (30) de forma virtual.

O acordo estabelece a flexibilização da jornada de trabalho nos próximos três meses, com remuneração mensal de 90% do salário líquido. Durante maio e julho será aplicada a suspensão dos contratos de trabalho, sendo que em junho a jornada será reduzida em 25%.

Entre os principais pontos do acordo, está também a garantia do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) em duas parcelas, em maio e dezembro, nos mesmos valores já previstos para 2020, mais o abono. A proposta aprovada assegura ainda a reposição de 100% da inflação na data-base deste ano e estabilidade no emprego até dezembro de 2021.

Do total de 589 votos registrados, 96,6% foram favoráveis à proposta. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, os itens do acordo buscam resguardar a saúde, postos de trabalho e a renda dos funcionários durante a crise de mercado provocada pela pandemia do coronavírus.

A produção da Ford Taubaté está parada por conta dos reflexos da pandemia da Covid-19 no mercado automotivo. Os funcionários estão em casa desde o dia 23 de março, por meio de férias coletivas e banco de horas. A fábrica conta com cerca de 790 trabalhadores.







Mais Fotos

  • Fontes: MEON

Últimas Notícias