• Home
  • HOMENAGEM
  • Por que o Dia do Trabalho é comemorado em 1° de maio?
| 269

Por que o Dia do Trabalho é comemorado em 1° de maio?

A América, Europa Ocidental, alguns países da Ásia e grande parte da África tem o dia 1° de maio como Dia do Trabalho. A forma de celebrar este dia varia, em alguns lugares, como a França, o feriado é sempre marcado por protestos por melhores condições de trabalhos. Já em outros lugares como o Brasil, o dia é de descanso aos trabalhadores e até mesmo festa. Mas por que o 1° é o Dia do Trabalho?

Assim como grande parte dos feriados, o Dia Internacional do Trabalho é comemorado para recordar a luta por direitos. No caso, a data foi escolhida para homenagear os trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos que, em 1° de maio de 1886 deram início à greve e foram as ruas protestar por melhores condições de trabalho nas fábricas. O ato terminou somente no dia 4 de maio com mortes pela polícia, brigas, prisões e muita violência. Ainda assim os trabalhadores conseguiram seus objetivos e, em 1900, a carga de trabalho que chegava a 100 horas por semana passou a ser de 48 horas semanais.

Apesar do motivo da data ser norte-americano, o primeiro país a reconhecer a luta como um dia digno de ser feriado foi a França, em 1889. Por lá, a data foi estabelecida pelo Congresso Operário Socialista da Segunda Internacional.

A data rapidamente se espalhou pela Europa e se tornou memorável no Velho Continente. Apesar da França ser o país que instaurou a data, a Espanha, em 1918, foi o primeiro europeu a reduzir a jornada dos trabalhadores para oito horas por dia, após uma grande revolta por anarquistas de Barcelona. O governo francês só reduziu a carga horária em 1919.

A data ganhou força ao redor do mundo após a segunda guerra mundial, espalhada pela União Soviética a data passou a ser celebrada também na Europa Oriental. Com o avanço da popularidade da data, o Papa Pio XII, em 1954 tentou tornar o feriado católico, instaurando o Dia de São José Operário no dia 1° de maio.

Curiosamente, apesar dos Estados Unidos terem sido o local de nascimento da data, o feriado do Dia do Trabalho só é festejado na primeira segunda-feira de setembro. O motivo para isso é que o governo dos Estados Unidos acreditava que a data pode ser motivo para o avanço do socialismo na América. O Canadá segue o molde estadunidense.

No Brasil, em 1925, o então presidente Artur Bernardes colocou o dia 1° de maio no calendário oficial de feriados do país. Propositalmente, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) foi assinada por Getúlio Vargas nesta data.







Mais Fotos

  • Fontes: MEON

Últimas Notícias