| 30

ALTA CULTURA

Esta bela tela, pintada em 1866 e inspirada diretamente no Cântico dos Cânticos bíblico, constitui uma espécie de síntese de todas as aspirações estéticas do pré-rafaelita Dante Gabriel Rossetti (1828–1882). O quadro é uma orgia extática de cores e formas, uma verdadeira ode ao sono, à beleza, ao exotismo. No centro da composição, a bem amada do título descobre seu rosto diante do noivo que a espera, enquanto ao seu redor esperam, majestosas como deusas, suas donzelas. A profusão de detalhes e cores e a representação da noiva como uma menina pálida e ruiva é característica do pintor, que estava absolutamente fascinado com a beleza dos retábulos medievais.
A tela é de uma beleza impressionante. Sabe-se por algumas cartas do pintor que a sua primeira ideia era representar a Beatriz de Dante (um dos seus motivos favoritos), e que mais tarde mudou de ideia. Sua inspiração na Bíblia é demonstrada pelas duas inscrições gravadas no quadro: Meu amado é meu e eu sou seu. Deixe o meu amado beijar-me com os beijos da sua boca, porque o amor é melhor do que o vinho...
É, portanto, um quadro que celebra a beleza, o amor, a poesia, o sonho, o distante, o irreal. Ou seja, um quadro decididamente romântico, como o seu autor.






  • Fontes: GRUPO ALTA CULTURA

Últimas Notícias