• Home
  • MEIO AMBIENTE
  • Temporal provoca alagamentos, deslizamentos e interdições no Vale do Paraíba e Litoral Norte
| 63

Temporal provoca alagamentos, deslizamentos e interdições no Vale do Paraíba e Litoral Norte



vale do paraiba
Temporal provoca alagamentos, deslizamentos e interdições no Vale do Paraíba e Litoral Norte
Chuvas intensas entre sábado (7) e domingo (8) atingiram diversas cidades da região
Escrito por Meon

08 FEV 2026 - 13H58

Reprodução
A chuva forte registrada entre sábado (7) e domingo (8) na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte provocou alagamentos, deslizamentos de terra, interdições de vias e deixou famílias desalojadas. Apesar dos estragos, não há registro de feridos graves até o momento, segundo informações das defesas civis municipais e estadual.

O temporal atingiu áreas urbanas, regiões de encosta e trechos de rodovias, com ocorrências em cidades como São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, São Luiz do Paraitinga e São José dos Campos.

Litoral Norte registra maiores impactos

Em São Sebastião, uma das cidades mais afetadas, houve pontos de alagamento e deslizamentos de terra, principalmente na Costa Sul. Uma queda de barreira atingiu a Rodovia Dr. Manoel Hippolyto do Rego (SP-55 – Rio-Santos), na altura do km 175+800, em Juquehy, onde o tráfego passou a operar no sistema Pare e Siga. Outro deslizamento bloqueou totalmente a subida para a Praia Preta antes da liberação parcial da via. Não houve vítimas.

Em Ubatuba, bairros como Tenório, Estufa, Itaguá e áreas da região central registraram vias inundadas. O acumulado chegou a 129 milímetros em 24 horas no bairro Tenório. Segundo a prefeitura, não há desabrigados ou desalojados.

Já em Caraguatatuba, os alagamentos atingiram bairros como Massaguaçu, Olaria, Casa Branca e Jetuba, com volume de chuva de até 103 milímetros em alguns pontos. Até o momento, não há registros de vítimas ou famílias desalojadas.

Interior também registra ocorrências

Em São Luiz do Paraitinga, a chuva causou alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, especialmente em áreas rurais. Houve desmoronamento parcial de estradas municipais e bloqueios temporários de vias. O município registrou cerca de 83 milímetros de chuva, elevando o nível de atenção devido ao escoamento de água para o Rio Paraitinga. Não há registro de vítimas ou desalojados.

Em São José dos Campos, a chuva intensa abriu uma nova cratera na Rua Felisbina de Souza Machado, no Jardim Imperial, Zona Sul. Quatro casas e um prédio com 34 apartamentos foram interditados por segurança. O buraco surgiu durante o temporal e afundou as duas pistas da via, a cerca de 300 metros de uma cratera aberta há 11 dias no mesmo local. Um poste chegou a ser engolido pelo asfalto, e a área permanece isolada e monitorada.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias