| 245

CARRO VOADOR

JATSONS DE TAUBATÉ 🚁

A expectativa da Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, é de que a produção em série do ‘carro voador’ – eVTOL (aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical) – comece em cerca de dois anos na fábrica de Taubaté.

Antonio João Carmesini Barcellos, vice-presidente de Industrialização da Eve, disse que a fábrica está atualmente em fase de projeto. A unidade será construída na área da fábrica da Embraer em Taubaté. “A fábrica está em estágio de projeto nesse momento”

Os protótipos do carro voador serão feitos em São José dos Campos e irão realizar os voos de teste em Gavião Peixoto, na unidade da Embraer. “Depois dessa fase, a gente começa a produção em Taubaté. Hoje o protótipo está no estágio de finalização da parte de desenhos”, afirmou Barcellos.

A produção seriada do carro voador em Taubaté será fundamental para atender os cerca de 3.000 pedidos que a aeronave da Eve recebeu em todo mundo. Os pedidos terão que ser convertidos em vendas.

Barcellos confirmou que o carro voador da Eve recebeu cerca de 3.000 pedidos. “Continua nessa ordem e a gente anunciou uma venda para a Revo recentemente – 50 aeronaves”, disse. “Temos essas intenções de pedidos que vão ser confirmados com a venda”.

Em outubro do ano passado, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil) aprovou um financiamento de R$ 500 milhões para a Eve instalar a fábrica do carro voador em Taubaté.

A estimativa da Eve é de que até 480 carros voadores sejam produzidas por ano na fábrica de Taubaté. A empresa planeja fazer a produção de forma escalonada, em quatro fases, para acompanhar o crescimento do mercado. Quando estiver na capacidade máxima, a empresa deve contar com cerca de 1.000 funcionários.

A fábrica vai funcionar em uma unidade que já pertence à Embraer. A expectativa é que as aeronaves comecem a operar em 3 anos.






  • Fontes: O VALE

Últimas Notícias