• Home
  • Comentário
  • SET EXPO 2022: Dia do Rádio indica inovação e vitalidade do meio, que comemora 100 anos
| 123

SET EXPO 2022: Dia do Rádio indica inovação e vitalidade do meio, que comemora 100 anos

Três em cada cinco pessoas, de 13 regiões metropolitanas do Brasil, são ouvintes de rádio – e o número cresceu durante a pandemia, inclusive pela internet –, revela estudo da Kantar Ibope Media de 2020


Cem anos depois de sua chegada oficial ao Brasil, durante as comemorações do centenário da Independência, o Dia do Rádio na SET EXPO 2022 reflete a grande vitalidade dessa mídia. Formação de redes, distribuição e geração de conteúdo multiplataforma, a questão regulatória, novidades na área de transmissão e mudança dos hábitos de consumo, aliada à evolução tecnológica, são os temas tratados nas apresentações e debates do Congresso.

Eduardo Cappia, Conselheiro da SET e Diretor EMC, e Daniel Starck, CEO do Portal TudoRadio.com, abrem o dia respondendo à pergunta “O Futuro do Rádio está nas Redes?”. Para isso, contam com a participação de representantes da Jovem Pan, da Rede Bandeirantes e da Massa, rede do comunicador Carlos Roberto Massa, o Ratinho.

“O formato em rede proporciona profissionalismo com um custo menor”, defende Eduardo Cappia, curador do Dia do Rádio junto com Marco Túlio Nascimento. “As redes funcionam no modelo de franquia, com critérios de produção – por exemplo modelo de playlist, vinhetas com padrão da cabeça de rede, locutores que adotam um certo tom. Os custos maiores ficam restritos ao tempo de programação local, cerca de um terço das 24 horas no ar. E ainda possibilitam o branding, o uso da marca.”

O tema “Métricas” (título provisório) será tratado em seguida por Marco Túlio Nascimento, Conselheiro SET e Diretor da ZYDigital, junto com Marco Moretto, Diretor na Rádio Hot107 FM. Participam da apresentação o Kantar Ibope, Google e Motorola, que falam de rádio e assistentes de voz, ou smart speakers. O Dia do Rádio é encerrado por Robson Ferri, CEO da Agência RF, falando sobre “Criatividade em Rádio e Comunicação” – “numa apresentação que promete a desenvoltura e o entusiasmo de um agente de marketing e comunicação”, conclui Cappia.

O SET EXPO reúne anualmente profissionais de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento em busca de atualização, troca de experiências e oportunidades de networking. O evento deve superar os 2 mil congressistas e 15 mil visitantes da feira, que terá mais de 100 expositores, de 300 marcas.

O ingresso para a feira é gratuito. Já as inscrições para o congresso podem ser realizadas através deste link: https://set.org.br/events/setexpo/inscricoes/.


SOBRE A SET, organizadora do evento
Centro de excelência de atualização, representação e difusão de conhecimento de profissionais e empresas do setor, a SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – é uma associação que atua como HUB de tecnologia, debates e negócios de toda a comunidade que compõe e mantém contato com o mercado, atual e futuro, de broadcast, mídia e entretenimento.


Serviço
SET EXPO 2020
Congresso: de 22 a 25 de agosto de 2022
Feira: de 23 a 25 de agosto de 2022
Local: Pavilhão Azul - Expo Center Norte, São Paulo - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo






  • Fontes: FABRÍCIO JUNQUEIRA

Últimas Notícias