| 222

*A LETRA “G”*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

6 de junho

A letra G do alfabeto latino apresenta-se como um dos mais singelos símbolos, que expressa, porém, a grandiosidade maçônica.
Como a base da Maçonaria é a construção, e a arquitetura a ciência aplicada à obra, “G” representa o grande geômetra, ou seja, Deus.
De forma isolada e lançada como maiúscula, substitui o Iod hebraico e serve de logotipo, de emblema, de sinal, enfim, para evidenciar a presença de um maçom; dentro do templo, ela situa-se em dois símbolos, no espaço livre entre o cruzamento do compasso e do esquadro e na parte central da estrela flamígera.
O símbolo “G” presta-se a múltiplas elucubrações, de certo modo abusivas, pois a criatividade da mente humana não tem limites; assim, de conformidade com a língua adotada em um país, toda palavra que iniciar por uma letra “G” encontrará quem extraia “ensinamentos esotéricos”.
Contudo, o equilíbrio deve nortear o maçom. Se em inglês Deus é dito “god”, não haverá conflito algum entre a simbologia das letras “D” e “G”, porque, em hebraico, Deus já terá outra letra a expressá-lo, assim como em grego, persa, hindu, enfim, a multiplicidade dos idiomas não poderá servir para criar confusões.
Nas sagradas escrituras, Deus vem nomeado por inúmeros substantivos, e cada maçom saberá honrá-lo e glorificá-lo, como queira.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: Grupo G1 app